O Atelier Dois Capelistas nasceu em Antonina, no Paraná, no ano de 2014.

Os capelistas são Aurélio e Leandro, dois paranaenses que se conheceram na capital paulista e em 2012 resolveram dar uma guinada na vida e se mudaram para um sítio em meio à Mata Atlântica.

A ideia inicial foi fundar um atelier de arte com a preocupação em fazer reuso de materiais. Assim as primeiras peças do Atelier foram confeccionadas com material descartado na reforma da casa do Sítio Morro Grande.

Com a vivência direta com a Natureza surge a inspiração para seus trabalhos.

Nesse começo aprenderam a utilizar diversas matérias primas que a própria floresta concedia para os trabalhos, como cipó Imbé, galhos de jabuticabeira, fibra de bananeira e fibra de Taboa.

Num certo dia eles ganham uma herança muito especial que influenciaria o Atelier de maneira radical. Três caixas de sapatos com antigas linhas de bordados.

Eram linhas de bordado em cânhamo, linhas que nem mais existem no mercado. Com esse material em mãos e inspirados pela Natureza local surgem os primeiros bordados alados.

Desde então mais de 80 espécies de aves foram bordadas em quadros, almofadas, guardanapos, máscaras, camisetas e pingentes. 

No final de 2020 os dois capelistas se mudaram para a histórica cidade de Ouro Preto transportando para lá seus trabalhos, idéias, desejos e morada!